Eu sou do mundo inteiro, eu sou do carnaval

09/02/09

Moro em Juazeiro-Bahia, mas passo praticamente o dia inteiro em Petrolina-Pernambuco, como muita gente acha isso esquisito eu explico, Juazeiro e Petrolina são separados apenas por o rio São Francisco, basta 15 minutos pra se chegar ao outro estado.

Aqui em Juazeiro o Carnaval é antecipado, e em Petrolina é feito na data oficial mesmo, ou seja, em uma semana se curte o Carnaval baiano de Juazeiro , e na outra todo mundo vai curti o de Pernambucano. Eu particularmente até simpatizo um pouco com o Carnaval.
E aqui vão algumas coisas que eu observei durante essa semana:

-A maioria das pessoas só sentem afeto pelo Carnaval só em Fevereiro, quando fazem questão de gritar pra todo mundo ouvir: "EU TE AMO CARNAVAL", com o abadá de blocos pulando ao som do axé e descendo até o chão chão chão no pagodão.

-É a única vez no ano que o pessoal curte ficar se esfregando naquela muvuca,naquela "massa", naquele baião-de-dois de gente suada, ( vide os outros dias do ano que o ônibus vai lotado e ninguém quer encostar no colega ao lado porque ele passou o dia inteiro trabalhando e esta um pouco suado, claro, nada comparado ao suor que o povo derramou no Carnaval) que passou o dia inteiro dançando e bebendo, mas você acaba sentindo feliz , porque tá no Carnaval da Bahia, meu rei!

-Quem ta com o abadá, se sente a ultima gole de coca cola no deserto, porque claro, você é chique, pagou quase 400 contos pra entrar, e tem uma cordinha separando você das pessoas que ficam chupando o dedo de inveja por não esta dentro do trio.

-Incrível como a prefeitura não tem dinheiro pra ajudar com alimentos/dinheiros/roupas as pessoas com menos condições, mas tem dinheiro pra fazer um clubezinho e pagar abadá pras mesmas. Claro, porque Carnaval meu bem, é único (nisso eu me pergunto: o que é melhor, gastar esse dinheiro comprando abadás pros pobres pra eles pularem 4 dias de trio e passar o resto do ano passando necessidade, ou investir nesse dinheiro em algo mais construtivo?)

- Adolescente gastando o dinheiro dos materiais escolares pra comprar abadá. Adultos sabendo que o comercio essa época de ano é fraco, e já tem as dividas do fim do ano pra pagar, mas mesmo assim não se importam e fazem mais algumas no Carnaval. E idosos gastando a pobre aposentadoria, porque ainda são jovens e não merecem ficar de fora.

- No domingo, já que é ultimo dia fulano já esta todo tomado e arruma uma briguinha resultado? Um tiro, uma facada e muito barraco.

-Na terça, todos ainda estão cansados, mas estão felizes e fazem questão de exibir pra todo mundo que foi.

-Na quinta? Todos estão tristes, desanimados e cansados, porque voltaram a trabalhar. Ai percebem gastaram uma fortuna em apenas 4 dias e que te roubaram o celular, a câmera e o único trocado que tinha te sobrado.

-Duas semanas depois, ta todo mundo se achando um tremendo idiota, por ter gastado tanto e ter participado desta festinha idiota

-Janeiro do próximo ano, você já começa a ficar animado pelo Carnaval e la se vai tudo de novo.

- Seu vocabulário vai enriquecer bastante com as frases das músicas: “E rala a theca no chão, agora rala a xana no asfalto, e rala, rala, rala”. “Perereca pra frente, agora perereca pra trás” e outras.
P.s: Como NÃO sei fazer layouts, até uma alma caridosa resolver fazer um pra min, eu vou continuar usando esse, e pra não ficar tão feio, a cada post eu vou colocando uma tirinha nova.

13 pitacos:

Anônimo disse...

Morri de rir com o "baião-de-dois de gente suada (vide ônibus)" e com o "chão chão chão no pagodão"...
Eu bem conheço o carnaval, afinal o daqui de salvador é o "mais animado" do mundo né!

Companheira baiana, você escreve muito bem!
Adorei o blog.

Te linkei, bjs.

Camilla disse...

Cara, odeio o carnaval!!
Odeio samba, axé, trio elétrico e micareta.

Carnaval só é bom pra tomar sol haha

Beijos

Moguih disse...

Carnaval é legal, quando se esta lá, quando so olha é chato, e quem diz que não gosta é porque nunca foi, e se for vai ir sempre, (eu acho), hehe ...

Beijocas&AdoreiAqui ;**

Unknown disse...

odeio carnaval!
aqui em slz existe um fora de época em outubro!
¬¬'
fala sério...

Amanda disse...

Ah, esse é o mal da população brasileira...Aproveitar o oba-oba e depois se lascar com as dividas.
Mas acho q tem q aproveitar mesmo, se não a vida passa...Mas tbm, com consiencia, claro!

Gostei muito do blog.
bjinhus ;*

Anônimo disse...

Tem um selo para vc lá no meu blog! passa lá, bjos

victória montenegri disse...

euheuheuheu, texto muito bem feito. gosto do carnaval pela folga no serviço, geralmente rola uma prainha. dá uma passada lá no meu blog quando puder, beijoquinhas !!

Anônimo disse...

sou suspeia a dizer que amo carnaval com um pai sambista. mas nao é so do samba , é da alegria que contagia :D rimou -q
enfim , adorei o post e o blog , deixei um selo lá no meu . beeijo :*

anna carolina disse...

Hahahahaha
A-m-e-i o texto, parabéns!
Eu odiava carnaval até uns anos atrás, na fase 'do mal' da minha vida, hahahaha. Mas agora gosto. Todo mundo esquece os problemas um pouco e fica feliz, sem preocupações.
Mas tem os problemas que você falou, seeeeeempre!
Morte aos abadás!
(:
Adorei e voltarei!
E obrigada pela visita ao meu blog! ;D

:*

Anônimo disse...

Eu não gosto de Carnaval,porque geralmente fico em casa, quando minha vontade é estar lá com aquelas pessoas insanas, pulando e cantando as músicas com letras "inteligentes" HAHAHAHA. Deve ser legal estar na bagunça! :P
Beijocas querida :***

disse...

Ri demais. Muito bom o texto, Nath, e pura verdade. Amo teu blog 8)
beeijos, amor.

Anônimo disse...

não curto muito carnaval,faz um tempo, mas concordo com ti,e sobre layouts no site pyzam,e finalsense, tem templates para blogger/blogspot... bjooos

Rívia Petermann disse...

ooi!
Adorei as comparações e as super verdades do post...
É incrível como td q eh festa vira arrependimento e motivo para ficar reclamando pelos cantos depois!
Pala!
beejoos

"Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." Mateus 6:21