21/02/2010

Hoje eu vim falar de uma coisa que eu amo que são livros.
Eu fiz uma pequena seleção, e escolhi cinco dos livros que eu li nessas férias, e vim indicar eles pra vocês, e façam o mesmo. Indiquem-me pelos comentários os livros que vocês andaram lendo, os livros que vocês gostam, ou se vocês já tiveram a oportunidade de ler os livros que eu vou citar, falem se gostaram deles ou não, se já pretendiam ler eles, se já conheciam os autores e outros trabalhos deles, tá?
Então, lá vai:



A VIDA NA PORTA DA GELADEIRA
Alice Kuipers
Claire, de 15 anos, e sua mãe têm uma rotina muito atribulada. Nos raros momentos em que a mãe está em casa (ela é obstetra), a filha está na escola, com amigos ou com o namorado. Resultado: as duas quase não se vêem e se comunicam deixando recados na porta da geladeira. Esses recados vão desde cobranças banais [Oi, MÃE! (Que eu NUNCA MAIS vi!)] até revelações tocantes e contundentes por parte de mãe e filha durante o penoso tratamento do câncer de mama da mãe, num ano que se revelará decisivo para as duas. Em seu romance de estréia, Kuipers capta a ansiedade por trás da tragédia e revela a importância de viver a vida intensamente, lembrando ao leitor a necessidade de encontrarmos tempo para as pessoas que amamos mesmo em momentos de dificuldade e desafios.

Minha nota: Esse livro mexeu comigo, li ele ao acaso, e posso dizer com todas as letras que amei. Surpreendente, comovente, emocionante, e simples, nos faz refletir e reavaliar a nossa vida.

-


PÃO DE MEL
Rachel Cohn
Depois de ser expulsa do colégio interno, a selvagem, obstinada e viciada em café Cyd Charisse volta a São Francisco para viver com a mãe e o padrasto. Mas para ela, não há como sobreviver neste lar imaculado: Cyd quer ser livre, e não se importa em quebrar as regras. Mas quando sua rebeldia sai do controle, seus pais a despacham para Nova York para passar o verão com seu pai biológico, Frank. O que ela não esperava era que o verão na cidade não corresse como ela planejara - e Cyd está longe de ser o que a nova família imaginava.

Minha Nota: Delícia.
É um dos melhores livros. Dá aquela sensação gostosa de frio com chocolate quente, de sonhos e amor. Sem falar que a capa é linda!
(Obs: quem fez essa nota foi a nathi do blog namadias.blogspot.com, faço das palavras dela, as minhas.)

(Obs: O livro tem a continuação que se chama 'Siri )
-


Fazendo meu filme
Paula Pimenta
Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima.
“Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.


Minha nota: Amei o jeito da escrita da Paula, e me identifiquei bastante com a personagem. O livro é gostoso e cativante!!

(Obs: O livro tem continuação, e leva o mesmo nome, apenas com o Titulo diferente : Fazendo meu filme : Fani na terra da rainha)
-



Sociedade Secreta: Rosa e Túmulo
Diana Peterfreund
Amy Haskel é subeditora do jornal da faculdade e acredita que logo será convocada para a sociedade secreta Pena & Tinta. Mas tudo muda quando ela se torna uma das primeiras garotas convidadas a integrar a Rosa & Túmulo, a sociedade secreta mais poderosa - e infame - do país. Amy vê sua vida virar do avesso depois que se transforma em uma Coveira (como são chamados os integrantes da Rosa & Túmulo) - não consegue estudar, se afasta dos amigos e está prestes a perder seu quase-namorado. E é só o começo. Em nome da sociedade, Amy deverá assumir a liderança de uma grande conspiração que envolve dinheiro e poder, e que tem (grandes) chances de destruir sua vida.

Minha Nota: Fascinante!
Quem nunca pensou em se envolver com uma sociedade secreta? O livro é maravilhoso, e Amy é bem divertida. Cheio de suspense, de romance, e de mistérios, o livro nos prende o tempo inteiro.

(Obs: O livro tem continuação: Sociedade Secreta: Sob a Rosa)
-



O MENINO DO PIJAMA LISTRADO
John Boyne
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Minha Nota: Surpreendente. Achei que não ia gostar tanto porque eu já havia assistido ao filme primeiro, eis que ainda assim, o livro se mostra ser incrível. Terminei rapidinho e quando ví, já havia sido cativada pela inocência de Bruno e sua amizade com Shmuel.

-


Espero que tenham gostado =)
beijos,
Natália N.

4 pitacos:

Cadinho RoCo disse...

Publicação interssante, mas por que é que ao invés de colocar os cinco livros de uma vez só não criou cinco publicações, cada qual com a indicação de um livro? Assim, além de apresentar publicações mais leves conseguiria dar o merecido destaquela a cada livro.

Érica Ferro disse...

Gostaria de ler esses livros: 'fazendo meu filme' e 'o menino de pijama listrado'.

Obrigada pela visita.
Beijo.

Luiza disse...

Leia 'O menino no convés', sim. É maravilhoso. Tô no finalzinho. Cometemos erros todos os dias e nos recriamos toda vez que tentamos recomeçar

Lara da silveira disse...

"o medo de perder a confiança que eu tenho em mim" eu tambem tenho esse medo.. amei aqui, sucesso!

"Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." Mateus 6:21