09/02/09Moro em Juazeiro-Bahia, mas passo praticamente o dia inteiro em Petrolina-Pernambuco, como muita gente acha isso esquisito eu explico, Juazeiro e Petrolina são separados apenas por o rio São Francisco, basta 15 minutos pra se chegar ao outro estado.
Aqui em Juazeiro o Carnaval é antecipado, e em Petrolina é feito na data oficial mesmo, ou seja, em uma semana se curte o Carnaval baiano de Juazeiro , e na outra todo mundo vai curti o de Pernambucano. Eu particularmente até simpatizo um pouco com o Carnaval.
E aqui vão algumas coisas que eu observei durante essa semana:
-A maioria das pessoas só sentem afeto pelo Carnaval só em Fevereiro, quando fazem questão de gritar pra todo mundo ouvir: "EU TE AMO CARNAVAL", com o abadá de blocos pulando ao som do axé e descendo até o chão chão chão no pagodão.
-É a única vez no ano que o pessoal curte ficar se esfregando naquela muvuca,naquela "massa", naquele baião-de-dois de gente suada, ( vide os outros dias do ano que o ônibus vai lotado e ninguém quer encostar no colega ao lado porque ele passou o dia inteiro trabalhando e esta um pouco suado, claro, nada comparado ao suor que o povo derramou no Carnaval) que passou o dia inteiro dançando e bebendo, mas você acaba sentindo feliz , porque tá no Carnaval da Bahia, meu rei!
-Quem ta com o abadá, se sente a ultima gole de coca cola no deserto, porque claro, você é chique, pagou quase 400 contos pra entrar, e tem uma cordinha separando você das pessoas que ficam chupando o dedo de inveja por não esta dentro do trio.
-Incrível como a prefeitura não tem dinheiro pra ajudar com alimentos/dinheiros/roupas as pessoas com menos condições, mas tem dinheiro pra fazer um clubezinho e pagar abadá pras mesmas. Claro, porque Carnaval meu bem, é único (nisso eu me pergunto: o que é melhor, gastar esse dinheiro comprando abadás pros pobres pra eles pularem 4 dias de trio e passar o resto do ano passando necessidade, ou investir nesse dinheiro em algo mais construtivo?)
- Adolescente gastando o dinheiro dos materiais escolares pra comprar abadá. Adultos sabendo que o comercio essa época de ano é fraco, e já tem as dividas do fim do ano pra pagar, mas mesmo assim não se importam e fazem mais algumas no Carnaval. E idosos gastando a pobre aposentadoria, porque ainda são jovens e não merecem ficar de fora.
- No domingo, já que é ultimo dia fulano já esta todo tomado e arruma uma briguinha resultado? Um tiro, uma facada e muito barraco.
-Na terça, todos ainda estão cansados, mas estão felizes e fazem questão de exibir pra todo mundo que foi.
-Na quinta? Todos estão tristes, desanimados e cansados, porque voltaram a trabalhar. Ai percebem gastaram uma fortuna em apenas 4 dias e que te roubaram o celular, a câmera e o único trocado que tinha te sobrado.
-Duas semanas depois, ta todo mundo se achando um tremendo idiota, por ter gastado tanto e ter participado desta festinha idiota
-Janeiro do próximo ano, você já começa a ficar animado pelo Carnaval e la se vai tudo de novo.
- Seu vocabulário vai enriquecer bastante com as frases das músicas: “E rala a theca no chão, agora rala a xana no asfalto, e rala, rala, rala”. “Perereca pra frente, agora perereca pra trás” e outras.
P.s: Como NÃO sei fazer layouts, até uma alma caridosa resolver fazer um pra min, eu vou continuar usando esse, e pra não ficar tão feio, a cada post eu vou colocando uma tirinha nova.